Como começar a escrever um livro?

Olá, querido leitor, tudo bem com você?

Sou Robert Kronos e o escritor responsável por "Os Sete Mares da Antiguidade I - O Cavaleiro da Maldição", que é o meu livro de estreia como escritor.

Caso tenha interesse em adquirir seu exemplar, basta acessar este link:  www.cavaleirodamaldicao.com.br


Resultado de imagem para escrevendo um livro

Hoje estou aqui para falar como comecei a escrever o meu livro e como foi o meu processo de escrita basicamente.

Bom, como estava dizendo no post anterior, que foi o primeiro do blog, eu comecei a escrever há dez anos.

Primeiro de tudo escrevi num caderno de folhas pautadadas, a lápis mesmo. Depois percebi que as letras começavam a sumir com o tempo, o que me obrigou a reescrever tudo de caneta.


Os Sete Mares da Antiguidade 1 - O Cavaleiro da Maldição
Os Sete Mares da Antiguidade 1 - O Cavaleiro da Maldição

Não que tivesse problema nisso, afinal, eu tinha muito tempo disponível. Não trabalhava nem nada, só estudava mesmo. Aí, escrevi todo o primeiro livro de uma saga literária de cinco livros chamado Moonlight.

O nome da série de livros seria TEKAN, em alusão aos cinco países do continente original onde se passa a história (Taurus, Escorpius, Kieven, Áries e Nevien). São nomes atualmente bem estranhos para mim, mas que na época faziam sentido.

A bem da verdade, tudo o que fazia sentido naquela época ficou estranho hoje em dia.

Por exemplo: comecei escrevendo uma história com sete personagens principais (William, Leonard, Susan, Jenifer, Samiro Hachid e outros dois que não lembro o nome agora). Veja só que nomes "estranhos", todos baseados numa linguagem mais voltado para inglês, o que hoje vejo como uma bobagem de adolescente (quem nunca).

Esses sete personagens se resumiram então, aos três protagonistas iniciais de O Cavaleiro da Maldição (Susana, Guilherme e Leonardo). Eu condensei as personalidades dos sete nesses três e consegui enxugar bastante coisa.

Mas o que eu quis dizer com toda esta estória inicial? Que para iniciar o processo da escrita de um livro, é necessário COMEÇAR. Sim, isso mesmo que você acabou de ler. COMEÇAR é o mais importante.

Descobri isso assim que finalizei o "primeiro livro". Terminei ele e parti para o segundo livro. Não existia enredo, nada tinha coerência. As coisas simplesmente aconteciam "porque sim", aí finalizei o segundo e fui para o terceiro... No meio do terceiro livro, descobri que nada realmente fazia sentido e faltaria MUITA coisa para eu ter um livro de fato em mãos, quanto mais uma saga literária (naquela época tão mais simples e menos ambiciosa... Ah, velhos tempos...!)

Feito isso resolvi reescrever, já mais próximo dos moldes atuais. Escrevi o capítulo 01 do livro, que você pode ler lá no meu wattpad
neste link: http://
encurtador.com.br/nvDX0 e comecei a trabalhar melhor a história.

Foi somente lá pela quinta reescrita (sim, passei por essa história várias e várias vezes), que eu finalmente entendi que iria precisar de algumas coisas, sendo as principais:

  • Um roteiro detalhado da história de cabo-a-rabo daquilo que precisaria seguir para tudo ter coerência
  • Um dossiê com as características de todos os personagens principais para o caso de você se esquecer daquilo que desejam e de seu arco de personagem (modelos desse dossiê você pode encontrar na internet, com todas as informações que são necessárias para se construir um bom personagem, mas também posso fazer um tópico sobre isso aqui depois, comenta aí).
  • Um planejamento definitivo de para onde você deseja ir, embora alguns eventos possam surpreender a você mesmo enquanto escritor e isso é MUITO BOM de ser feito, pois torna a história bem mais excitante.
  • Todo o background, seja dos personagens, seja do ambiente em que estão situados (história do lugar em que vivem, da família, o passado daquela cidade ou país)
  • No caso de fantasias, que é como eu escrevo, a fantasia épica medieval, num mundo fictício, é importante criar todo um conjunto de regras internas, que ditarão maior verossimilhança à história. Por exemplo: se a história se passa num mundo medieval cujo sistema é feudal, é importante que exista uma genealogia, que existam os brasões da heráldica e todos os valores e a história que aquela família nobre vivenciou através dos séculos. Quais são as criaturas mágicas e quais as regras para os elementos fantásticos, por exemplo. Dentre muitas coisas. Isso aqui dá um artigo por si só.
Uma vez criado todo o background, é importante fazer, pois na hora de reescrever, é certo que muita coisa será refeita, alguns ajustes e cenas inteiros serão cortados para que a história flua melhor.

Como já dizia Sthephen King: "Se na revisão de um livro você não for capaz de extrair pelo menos 20% do total, você não fez uma boa revisão". 


stephen king dicas
Se Stephen King falou, o próprio REI da escrita, então tá falado!


 E nada de ser previsível, hein, pois ninguém gosta de previsibilidade.

O que achou deste texto? Comenta aqui embaixo, pois a sua opinião é muito valiosa para mim!

Valeu e até o próximo blog.

Comentários