Como eu lancei meu primeiro livro na Amazon


Olá, querido leitor, tudo bem com você?

Sou Robert Kronos, escritor e responsável por “Os Sete Mares da Antiguidade I – O Cavaleiro da Maldição”, que é o meu livro de estreia como escritor.

Caso tenha interesse em adquirir ou mesmo saber mais desta sensacional obra da literatura fantástica nacional (modéstia à parte), basta clicar neste link: www.cavaleirodamaldicao.com.br


O assunto aqui hoje é como lançar um livro na Amazon ou como lançar um livro no Kindle (KDP). Vou contar para você a minha jornada breve e como foi esta experiência.

Antes de mais nada, devo salientar que esse primeiro livro nada mais é que uma novela, cujos capítulos são excertos do ponto de vista da Ariane.

Aos leitores do livro oficial, Ariane é uma personagem POV (ponto de vista) que mora na cidade de Tartânia, no continente de Atlântida (na premissa do meu livro, Atlântida e Lemúria jamais sucumbiram). Pelo fato dos capítulos de Ariane cobrirem eventos praticamente paralelos à trama principal que se passa em Lemúria, achei por bem reunir seus pontos de vista em um livro especial para lançar na Amazon já com o intuito de me “preparar” para o lançamento oficial da minha queridíssima obra.

Vou explicar pra você o que me levou a tomar essa decisão e qual foi a experiência que eu tive ao publicar o livro.

Antes de mais nada, a minha inspiração para criar esta novela foi o George R.R.Martin, que é o meu ídolo, o escritor que norteou meu trabalho e quem me inspira a criar universos fantásticos cruelmente devastadores, como eu expliquei neste tópico aqui.


George Martin lançou “Mother of Dragons” pouco depois do lançamento de seu primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo: A Game of Thrones (A Guerra dos Tronos no Brasil). Esse livro é uma novela (para quem não sabe, novela é um livro que tenha no máximo 65.000 palavras), que reúne os pontos de vista de Daenerys Targaryen no livro 1.

A história da Khaleese, como os leitores do gênio sabem, corre em paralelo aos eventos que ocorrem em Westeros e isto permite um arco dramático mais coeso e fechado, pois não depende de outros pontos de vista para se entender tudo o que se passou com ela, com exceção de alguns detalhes, talvez.

E assim eu fiz: reuni os capítulos de Ariane, coloquei algumas informações extras relevantes e criei o ebook. Caso tenha interesse em adquirir o ebook, que conta com um preço mais em conta que o livro oficial, o link é este aqui:

Tomei esta decisão, pois, como falei acima, meu desejo era o de criar uma primeira experiência para entender como funcionaria.


O processo de criação de livro digital na KDP da Amazon é bem simples.

  • Você cria uma conta no site do KDP
  • Insere seus dados e faz o cadastramento da questão bancária (que eu achei particularmente super burocrático e limitado, me obrigando a recorrer a contas de bancos tradicionais). Depois, você preenche informações relacionadas às questões tributárias e tem mais uma etapa de burocracias e termos impossíveis de serem compreendidos por leigos no assunto.
  • Depois, você upa o seu livro. Você pode colocar uma capa sua, que você criou (e que eu recomendo fortemente). Caso tenha o desejo que eu fale sobre criação de material gráfico, pois sou designer gráfico e eu mesmo fiz toda a parte gráfica do livro, basta comentar aqui que eu falo sobre isso, ok? ;)
  • Você coloca o miolo do livro, o qual você pode criar nos formatos .pdf, .docx, .epub. Eu particularmente recomendo o formato epub. E a Amazon tem um programa chamado Kindle Create, que te permite fazer o ebook todo certinho já o preparando para a publicação com o formato flexível que o epub permite, embora eu tenha achado a ferramenta super limitada (especialmente em termos de fonte. Triste saber que não pude usar a fonte primária que imaginei para o livro).
  • Uma vez com capa e miolo prontos, você entra na parte de colocar informações como sinopse do livro, título da obra, nome do autor e por aí vai, incluindo ISBN e outros dados do tipo.
  • Por fim, você escolhe o preço e o formato de porcentagem de direitos autorais, que contemplam as opções de 35% e 70% sobre o livro da capa (há uma taxa adicional de transferência que varia de acordo com o tamanho do ebook, o que eu achei simplesmente ABUSIVO, mas considerando que não há o pagamento de qualquer outro valor para efetivamente publicar o livro na Amazon.com, faz parte do jogo).



A publicação é teoricamente simples. Existem algumas outras opções lá, como criar uma versão física do livro, onde o leitor faz o pedido de uma cópia impressa, embora imagino que seja caríssimo. Vou explorar isso melhor no livro oficial.



E eu estou super ansioso para o fazer. Terei dois livros disponíveis na Amazon, embora sejam ambos fruto de um mesmo material. Um para teste (A Vingança Vermelha Ressurge) e para potenciais leitores que desejam conhecer meu trabalho sem se “arriscar totalmente” na empreitada completa, já que o livro oficial é bem grandinho. 

E outro para leitores ávidos por literatura fantástica nacional de qualidade (Os Sete Mares da Antiguidade I – O Cavaleiro da Maldição) que tem o desejo de ter algo para acompanha-los por algumas semanas, embora imagino que leitores mais ávidos dificilmente irão querer largar o livro antes de termina-lo.

Sim, a modéstia ficou lá na lua. Considero o meu trabalho muito bom e acho justo enaltecer o que é bom. Duvida? Pega aqui a sua prévia


Obviamente, tenho a humildade de admitir que esse é o meu livro de estreia e, deste modo, estou sujeito a problemas como a qualquer outro escritor. Ainda assim confio na minha obra.

 E confio mais ainda em você. Leitor que está a promover e enaltecer a literatura nacional. Muito obrigado por tudo. Comenta aqui seus livros brasileiros favoritos que você leu na Amazon.com.br. Foram livros de brasileiros? Ou você é da galera que faz questão de ter o livro físico para admirar?

Valeu e até o próximo blog!

Comentários

  1. Muito bom, Robert, parabéns pelo empenho. O começo é árduo, mas com o tempo as coisas se ajeitam. Hehe. Will aqui, abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Preciso muito saber o que você achou. Sua opinião é muito valiosa aqui. O que você tem a dizer?